segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

"Caminhadas de autor" com Rui Barbosa começam a 29 de Dezembro


A primeira das quatro "Caminhadas de Autor" que o levam a descobrir a Serra do Gerês terá já lugar a 29 de Dezembro, organizada pelo Parque de Campismo de Cerdeira e guiada por Rui Barbosa.

Nestas caminhadas o principal objectivo é mostrar o património de montanha existente na Serra do Gerês e compreender-se-á melhor porque descrevia Tude Sousa o forno, ou cabana, que os pastores ainda hoje usam para se recolher e abrigar.

Mais informações e reservas aqui.

São construções toscas, ligeiras, de pedras secas, mal dispostas geralmente, umas revestidas e outras não de torrões, tapando os intervalos. Cobertas umas de telhas redondas, à portuguesa; cobertas outras de torrão, guarnecendo pedras largas e delgadas. As suas dimensões e capacidade não são grandes: 2 a 2,50 metros de alto, por 2,50 e 3 metros de comprido, com as portas baixas, por onde o homem passe curvado e por elas não entre o gado. Três a seis, ou oito pessoas, é o máximo que nelas caberão.

Em 4 caminhadas distintas, o Parque Cerdeira leva-o pela Serra do Gerês, dentro do Parque Nacional, em busca do património construído na montanha e que serve ancestralmente as comunidades locais. 

Visitaremos 32 Currais, com as típicas cabanas do pastor e também locais emblemáticos do Gerês, como o Pé de Cabril, Prados da Messe, Borrageiro, Cascata do Arado, Poço Azul e Mata da Albergaria, para além da Via Romana.

Datas de realização

29 de Dezembro, Pé de Cabril

Sairemos do Campo do Gerês em direcção ao Curral de Bustelo, seguindo depois pela Casa Florestal de Junceda e passaremos pelo Prado e base do Pé de Cabril, descendo para a Portela de Confurco e subindo para o Curral do Mourinho. Passagem para o Prado Marelo, regressando à Portela de Confurco e visita ao Curral de Tirolirão (cabana) e Gamil (forno). Iremos descer pelas Bitoreiras para o Campo do Gerês.

30 de Dezembro, Leonte – Prados da Messe

Sairemos da Portela de Leonte onde se faz a interpretação do local onde estaria localizada a primeira entrada (Porta) para o então recém-criado Parque Nacional da Peneda-Gerês (assinalado na altura com uma corça removida posteriormente). Subida para o Prado do Vidoal através da calçada inicial e depois por carreiro de pé-posto. Vista para os maciços do Pé de Medela, Carris de Maceira, Cântaros, Lavadouros e Outeiro Moço. Passaremos pela Preza descemos para o Curral do Junco, subindo depois pela Pegada das Ruivas para a Chã da Fonte e Arco do Borrageiro. Subida ao ponto mais alto do Gerês Termal (Borrageiro) e descida para a Lomba de Pau e Curral do Conho. Visita aos Prados da Messe. Regresso pelo Curral do Conho e Lomba de Pau, passagem pela Chã das Gralheiras e descida para a Preza – Prado do Vidoal, finalizando na Portela de Leonte.

3 de Janeiro, Albergaria – Prados da Messe

A caminhada será iniciada junto dos antigos viveiros das trutas construídos pelos Serviços Florestais em Albergaria. Seguindo a Geira Romana em direcção à Ponte Feia subimos à EN308-1 para aceder à entrada do Peito de Escada. Iremos passar pelos Prados Caveiros e depois passagem para os Prados da Messe pela Lomba de Burro. O regresso será feito pelo Curral do Conho e Lomba de Pau, passagem pela Chã das Gralheiras e descida para a Preza, Prado do Vidoal e Portela de Leonte. Descida pela EN308-1 até Albergaria. 

4 de Janeiro, Cascata do Arado – Rocalva

A caminhada será iniciada junto da Ponte do Arado subindo para o miradouro do Arado e continuando em direcção ao Curral de Giesteira. Daqui tomamos um carreiro de pé-posto que nos leva ao final de um estradão florestal e de novo um carreiro de pé-posto até ao Curral de Coriscada. Deixando Coriscada para trás seguimos em direcção a Arrocela e depois para o Curral do Cando através de um carreiro de pé-posto na vertente da montanha e ao longo de um vale que se vai estreitando mas com vista inicial para a Roca Negra e Roca de Pias. Seguindo em carreiro de pé-posto, vamos chegar ao Curral de Rocalva, seguindo-se o Curral de Vidoirinho, Pradolã e Pousada. Passagem pelo extremo do Curral de Pousada e descida para o Curral de Pinhô já a caminhar em estradão florestal. Deixando o estradão, descemos para a Ponte de Cervas no Vale do Rio Conho. De novo em estradão florestal passamos pela Tribela, Curral dos Portos e Curral de Malhadoura antes de finalizar na Ponte do Arado.

Mais informações e reservas aqui.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: