quarta-feira, 10 de abril de 2019

Suspensa manifestação "Pelo Nosso Único Parque Nacional Peneda-Gerês"


Acho pertinente a divulgação deste texto...

Este evento surgiu com o objectivo de contestação ao anúncio das Jornadas, como todos sabemos. A verdade é que, entretanto, essas Jornadas foram suspensas. 

A realização deste evento não é, nem nunca foi entrar em confronto com ninguém, mas sim chamar à atenção para as ditas Jornadas e tentar que a caça da Cabra-Montês não seja uma realidade no PNPG.

Assim sendo, venho comunicar a todos que a manifestação está SUSPENSA, para dia 13 de Abril, pelas 15 horas.

Contudo, gostaria de relembrar, que isto não é um baixar de braços, mas sim, colocar em pausa, a mobilização das pessoas, para se manifestarem a favor daquilo que acreditam. As Jornadas foram suspensas, nunca foram canceladas. Creio que um dia, nos poderemos (infelizmente) reunir para mostrar que somos contra.

Não acredito que tenhamos o direito a limitar a vossa vontade de se manifestarem, mas este evento, perante as circunstâncias actuais, poderá não ser vantajoso, para quem acredita nesta causa.
Estaríamos a mexer em algo que já foi resolvido, estaríamos a direcionar forças para uma “batalha” já ganha, e que mais tarde poderemos precisar dessas mesmas forças.

Este evento é de todos nós, que à sua maneira apoiou, comunicou, divulgou... Fez acontecer. Acho que deveríamos estar todos satisfeitos, por termos a oportunidade de adiar esta manifestação. 

As Jornadas foram suspensas, o Governo repudiou as mesmas, a população uniu-se e pronunciou-se (obrigada por isso), as entidades de defesa do ambiente juntaram-se, o ICNF pronunciou-se contra a ideia de caçar a cabra montês, em território Português, devido ao seu número diminuto de animais... E como tal, poderemos para já respirar mais fundo.

Mas tal como foi dito, o número é diminuto. Esse mesmo número de indivíduos pode aumentar, e aí sim, o assunto pode ser posto novamente na mesa, com outro sentido, outras possibilidades. 

E por isso mesmo vos peço, continuem a acreditar nesta luta, nesta causa, pois juntos somos muitos, e somos muitos a acreditar que a caça à cabra montês não pode acontecer, e que temos que nos manter unidos e atentos.

Para o caso de as Jornadas serem novamente convocadas para dia 13, no mesmo local, convido-vos a comparecer. Manteremos o evento activo. Mas até que isso se confirme, convido-vos a alimentar essa voz que não quer calar, e a adiarmos a manifestação para outra ocasião, onde poderemos novamente fazer a diferença. Juntos.

Obrigada por toda a ajuda e apoio a este evento.

Sem comentários: