sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Uma memória visual das Minas dos Carris


Em degradação avançada desde meados dos anos 70 do século XX, as agora ruínas Minas dos Carris permanecem como uma memória física da actividade mineira na Serra do Gerês durante o período da Segunda Guerra Mundial, da Guerra da Coreia e dos anos 70.

A minha primeira visita ao complexo mineiro teve lugar em 1988 e na altura ainda tive a oportunidade de ver alguns pequenos edifícios e estruturas que poucos anos mais tarde já não existiam ou que haviam alterado de forma significativa.

Um destes pequenos edifícios que me deixou uma memória marcada dessa visita, era uma pequena casa situada nas imediações do edifício de dava acesso à boca mina que conduzia ao 2º Piso e onde se iniciava o poço mineiro que descia até ao 6º Piso. Era neste pequeno edifício onde terminava a linha de telefone que na altura ainda percorria o Vale do Alto Homem. Sendo um edifício de madeira, hoje somente resta a sua base em alvenaria, pois a madeira terá sido utilizada ao longo dos anos para alimentar as fogueiras daqueles que foram pernoitando por entre as ruínas.

Não é fácil encontrar fotografias desse pequeno edifício, mas através de um vídeo do Amaro Rodrigues foi capaz de obter algumas imagens onde é possível ainda ver esse edifício no Verão de 1988.

Seria interessante saber se alguém terá fotografias mais detalhadas deste pequeno edifício?

A fotografia em cima tem outros aspectos curiosos, nomeadamente a presença de restos de telhados em alguns edifícios e a escassez de vegetação da escombreira resultante da exploração mineira nos anos 40.

Fotografia © Amar o Rodrigues (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: