quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Visita ao Bico de Caça


Felizmente, ainda há zonas na Serra do Gerês que permanecem por visitar e o Bico de Caça (ou somente 'Caça' como vem assinalado na Carta Topográfica n.º 43 'Terras de Bouro' do Instituto Geográfico do Exército com trabalhos de campo de 1949) era uma delas.

Localizada numa zona quase sempre ignorada por quem visita o Parque Nacional da Peneda-Gerês e a Serra do Gerês em particular, esta foi uma zona muito afectada pelos incêndios florestais de há muitos anos e dos quais ainda hoje se notam as suas profundas cicatrizes. No entanto, o Bico de Caça permite-nos uma vista singular sobre a Serra do Gerês (mais propriamente sobre o Vale do Rio Gerês até à Portela de Leonte), sobre parte da albufeira da Barragem da Caniçada e sobre o São Bento da Porta Aberta.

O percurso para lá chegar é muito curto e inicia-se logo antes das Curvas de S. Bento tomando um caminho florestal. Logo ao início deparamo-nos com um grande depósito de água à nossa direita. Devemos seguir sempre o estradão e na primeira bifurcação, tomar o caminho da direita. A certa altura, teremos de seguir à esquerda (em direcção a Sul) e pouco depois, abandonar o estradão para subir até à Caça.

O regresso pode ser feito no sentido inverso ou então voltando ao estradão e subindo até ás Curvas de São Bento.

Ficam algumas fotografias e o perfil desta pequena jornada Geresiana.






































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: