quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Trilhos PNPG - Trilho do Mezio


A minha primeira caminhada de 2019 foi o suave percurso do Trilho do Mezio (PR4 AVV) - não confundir com o percurso PR21 AVV Trilho da Mata do Mezio, cuja informação não está disponível.

Este pequeno percurso de 2,3 km circula a Porta do Mezio, Mezio - Soajo, e tem por base o antigo Trilho Interpretativo do Mezio.

O percurso leva-nos a visitar algumas mamoas e ao longo deste trilho podem ser observados aspectos geológicos e geomorfológicos daquela região. Outros aspectos de igual importância são os aspectos pré-históricos, com a presença de diversas mamoas, e da flora, com um coberto vegetal variado e típico desta região.

Já em Agosto de 2009 referia que "um aspecto negativo deste trilho interpretativo é o facto de muitas das indicações de sinalética estarem descuidadas devido à falta de manutenção, sendo também, em diversas partes, um pouco complicado para o visitante de ocasião seguir a direcção correcta do mesmo." Conclusão, a possível manutenção do trilho que entretanto foi feita, não resolveu os problemas que então referi. Estes problemas foram de novo reportados à ADERE Peneda-Gerês aqui.

De qualquer das formas é um trilho a percorrer. A informação do percurso está disponível aqui, porém esta informação está desactualizada com o percurso a ser desviado em alguns locais devido à construção e delimitação da Porta do Mezio.



















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: