sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Trilhos seculares - O Piscaredo


O Piscaredo é um alto no extremo Poente da Serra do Gerês cuja vertente está voltada para o Vale do Ribeiro de Freitas, sendo o terceiro de três picos no seguimento da Curvaceira e da Cidade (da Calcedónia). Atinge uma altitude de 765 metros.

O Piscaredo foi o meu objectivo de mais esta pequena incursão nas zonas «desconhecidas» da serra Geresiana, seguinte caminhos há muito esquecidos pela memória do Homem e tapados pelo abandono das pastagens e pelo êxodo em busca de melhores vidas.

Iniciei a jornada no Cruzamento de Lamas e seguindo em direcção à Fonte do Padre não muito longe do famoso cabeço da Calcedónia. A certa altura, e para contornar as vertentes mais íngremes mantendo a mesma cota, flecti à esquerda passando alguns pequenos cursos de água que darão origem à Ribeira da Lobagueira.

Descendo então para um pequeno prado, comecei depois a subir a vertente da Fraga do Meio-Dia para constatar que não seria fácil atingir o marco triangulado que assinala o ponto mais elevado do Piscaredo. No caminho, o vislumbre da vida e da morte no Parque Nacional da Peneda-Gerês com a carcaça inchada de uma vaca em decomposição junto de uma pequena silha à sombra do colosso granítico que iria trepar. Acompanhado da usual prudência, decidi abandonar os esforços para encontrar uma via mais ou menos segura para o cume, e encetei o regresso passado por um pequeno prado na base da Cidade que alberga uma antiga pala, certamente refúgio de outros tempos onde os Invernos eram menos piedosos. Seguindo um carreiro mariolado, atingi os caminhos de regresso ao ponto de partida em Lamas.

As imagens do dia...























Fotografias ©Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: