domingo, 5 de outubro de 2014

Abrigos toscos na Serra do Gerês


Ainda no seguimento da publicação sobre os abrigos do contrabando na Serra do Gerês, saltam-me à memória dois abrigos que pela sua localização são extremamente peculiares.

De facto, imaginamos qualquer abrigo protegido das intempéries e dos elementos ou mesmo escondidos (no caso do contrabando) para chamar a menor atenção possível. Ora, o abrigo que encima esta publicação situação no alto de um maciço granítico perto do Curral de Carris de Maceira. A sua localização, extremamente exposta às condições meteorológicas) permite no entanto a observação de um largo horizonte sobre a parte Poente da Serra do Gerês e sobre a Mata de Albergaria, alargando-se desde o Vidoal e passando pelo Pé de Cabril ao se alargar até aos píncaros da Serra Amarela.

Uma outra peculiar, mas simples construção, encontra-se para lá dos Prados da Messe a caminho do Curral de Premuinho e perto do Curral de Bezerros. A construção é mesmo simples (imagem em baixo) constituindo de quatro paredes de pedra solta, o que por si só não traz nada de especial. Porém, especial é a sua localização: junto a uma pequena linha de água e no fundo de uma corga, a construção parece não ter uma função específica. Provavelmente terá servido de simples abrigo às longas travessias entre os extremos da Serra do Gerês e muito mais do que isto, é conjunturar de forma tão especial que nos faz cada vez mais apaixonar por estas paragens.


Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: