quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Trilho do Penedo do Encanto


O dia foi dedicado a percorrer dois trilhos existentes na Serra Amarela na margem esquerda do Rio Lima. O Trilho do Penedo do Encanto e o Trilho dos Moinhos de Parada há já muito tempo que se encontravam na lista de trilhos a percorrer. De facto, já estavam na lista há tempo de mais tendo sido dos primeiros percursos dos quais tive conhecimento há muitos anos atrás. Sendo dois percursos de pequena rota, acabei por ir protelando a sua realização.

O Trilho do Penedo do Encanto e o Trilho dos Moinhos de Parada partilham parte do percurso nomeadamente nas proximidades da aldeia de Parada, tendo depois trajectos distintos que acabam por determinar o objectivo de cada um deles.

O Trilho do Penedo do Encanto é um percurso de pequena rota (PR) que se inicia junto à Estrada Nacional EN-203 junto à aldeia de Parada. A parte inicial do percurso leva-nos a atravessar a aldeia na qual tem sido feito um trabalho notável de recuperação e preservação dos edifícios antigos. A arquitectura típica destas aldeias, transporta-nos para um período onde a vida do campo marcava o dia-à-dia das populações. Ainda com algum significado para estas, a agricultura ainda marca a passagem dos dias mas a maior parte das casas são agora recuperadas para turismo rural, trazendo assim uma outra vida para estas pequenas aldeias. De qualquer das formas, é notável e ímpar o esforço de preservação de Parada.

Tendo um cunho histórico-cultural, o percurso leva-nos a passar por conjuntos de espigueiros, levadas e eiras, típicas das aldeias minhotas. Atravessando a aldeia, deixamos para trás o conjunto de casas para entrar num bosque de carvalhos, sobreiros e azevinhos, aqui e ali ponteados pela presença do eucalipto, até chegar ao conjunto de gravuras rupestres que assinalam o Penedo do Encanto. Estas gravuras datam da Idade do Bronze. Este monumento estudado em finais dos anos 70, vem testemunhar a longa presença do Homem no vale do Rio Lima.

Após a visita ao Penedo do Encanto, voltamos ao percurso para atingir a cota de maior altitude um pouco acima dos 500 metros e iniciar o regresso à aldeia de Parada.

Para os mais distraídos aconselha-se prudência nesta parte do percurso devido à deficiente marcação existente. Um conjunto de mariolas leva-nos de volta ao percurso, mas utilizando um trajecto diferente do indicado.

Algumas imagens...


































Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: