sábado, 9 de agosto de 2014

Passagem pelo Teixo em 1942


As fotografias antigas que nos mostram a Serra do Gerês são verdadeiras portas para o passado e mostram-nos paisagens que hoje só podem ser imaginadas quando por nós percorridas.

Entre o espólio de fotografias que recolhi sobre as Minas dos Carris, algumas mostram paisagens que nos são familiares na Serra do Gerês. Nos nossos dias é para muitos difícil de acreditar que o estradão entre a Portela do Homem e as Minas dos Carris foi em tempos percorrido por veículos de transporte motorizados. Porém, mais difícil ainda se torna imaginar aquelas paisagens antes da abertura daquela estrada mineira.

Antes da abertura desta estrada que serviu para o transporte de carga, equipamentos e mantimentos para a Mina do Salto do Lobo, existia na maioria do seu traçado um carreiro de montanha que iniciando na mesma localização onde se iniciaria a estrada, percorria a margem esquerda do Rio Homem até à Água da Pala. Aqui, o carreiro saltava o rio e percorria a sua margem direita até pouco depois da junção do Rio Homem com a Ribeira de Modorno, voltando novamente para a sua margem esquerda.

A fotografia mostra o carreiro a passar a zona do Teixo onde em tempos existia um pequeno curral e onde se fabricava carvão, sendo também o seu local de comércio.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: