domingo, 17 de agosto de 2014

O Poço da Ponte Feia


O Poço da Ponte Feia é um local paradisíaco situado entre a Mata de Albergaria e a Mata de Palheiros criado no leito do Rio Homem ao longo da sua passagem perto da ponte com o mesmo nome. O local é também designado como 'Poço do Clube Académico' por se situar perto do que em tempos foi o abrigo de montanha do Clube Académico do Porto, um dos primeiros abrigos de montanha em Portugal e que agora abandonado e em ruína avançada, é uma triste memória do que foi.

De facto, toda aquela zona é um verdadeiro testemunho dos efeitos do abandono e do desmazelo com o qual o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) trata a zona. A Mata de Albergaria, com os seus miliários e a Geira Romana, parece um local abandonado e destinado em algumas zonas a ser o WC de quem por ali passa os dias. Mas ainda bem que o PNPG tem investido ali o dinheiro cobrado durante o período de Verão a quem passa por aquele troço de estrada que liga a Portela do Homem à Portela de Leonte. Sim, esse mesmo aquele que está em pior estado. A cobrança há já demasiados anos, até nos parece ser um castigo a quem ali passa, não bastando o zig-zag constante dos automóveis para evitar os buracos no asfalto e as pessoas que caminham na berma.

Obrigado PNPG por investir o nosso dinheiro nas calçadas... em Lisboa!

Tirando este momento de raiva, foi um dia bem passado e sossegado nas águas do Rio Homem... bom, pelo menos até antes de começar a enchente de gente...














Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: