sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Sr.a de Numão - restauro do altar


No passado dia 25 de Agosto publiquei sobre a Sr.a de Numão em Castro Laboreiro e na sequência desta publicação a leitora Maria João Morgado deixou o seguinte comentário:

"Há uns bons anos atrás, andava eu e o meu marido a passear, e encontramos a capela aberta. Fomos espreitar e deparamo-nos com um grupo de 'senhores da terra' a colocar um altar novo na capela. Um altar em mármore. O antigo em madeira pintada estava encostado à porta.

Perguntei o que iam fazer com o altar antigo, e qual o meu espanto quando me dizem que o iam deitar fora. “Não – disse-lhes! Se é para deitar fora nós ficamos com ele!”. Imediatamente nos disseram que nos vendiam. Aflitos por pensarmos que o altar ia acabar numa fogueira e não tendo como o transportar, tentamos convencer os senhores a guardar o altar uma semana que no fim de semana seguinte íamos lá busca-lo! Disseram-me que sim, e cumpriram!


Embora tivéssemos salvado o altar de ser destruído, sempre sentimos que não era nosso. Era da Capela do Numão!


Finalmente em Maio 2010, o altar voltou para o seu local original. Graças à ajuda do padre de Castro Laboreiro que fez um óptimo trabalho junto dos ‘senhores da terra’ que tinham construído o novo altar de mármore.


Não sei colocar fotografias nos comentários pois teria todo o gosto de lhe mostrar o altar depois de restaurado! Isto porque pelas fotos parece-me que quando tirou estas fotos a capela estava encerrada, certo?
"

A Maria João enviou-me as fotografias que agora partilho com o resto dos leitores com a devida autorização da autora.


Fotografias: Maria João Morgado

Sem comentários: