sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Postais do PNPG (CLXXXII) - Leonte


Este é um postal de alto valor histórico pois permite-nos ter uma ideia do aspecto da Portela de Leonte aquando da implantação das Casas Florestais que antigamente cobriam e zelavam pelo território actualmente ocupado pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A actual Casa Florestal de Leonte veio ocupar o lugar onde anteriormente existia um edifício de dois andares construído em madeira e que albergava os primeiros Serviços Florestais quando estes tomaram parte das serranias geresianas.

Neste postal vê-se a casa florestal bem como a parte final da estrada que ligava as Caldas do Gerês à Portela de Leonte e que depois prosseguia em carreiro de montanha até à Portela do Homem passando pela Casa Florestal da Albergaria.

Nos nossos dias a maior parte destas casas florestais estão ao abandono e são vítimas constantes de actos de vandalismo tal como aconteceu recentemente na Casa Florestal da Pedra Bela, sendo mais um valioso património que se vai perdendo com o passar dos anos.

Este postal foi uma edição da Comissão de Iniciativa e Turismo do Gerez e terá sido editado na primeira metade do Século XX.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: