sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Incêndio atinge Serra do Gerês (II) e a informação errada da Protecção Civil

Actualização (13:20) - o incêndio foi dado como dominado às 12:39.

A edição electrónica do Jornal de Notícias refere que o incêndio que ontem se iniciou na encosta oposta ao santuário do S. Bento da Porta Aberta, ainda lavrava na manhã do dia 30 de Agosto conforme podem ler aqui.

Ao se consultar a página da Protecção Civil dedicada aos fogos florestais não surge qualquer indicação sobre este incêndio a não ser a ocorrência de um incêndio em Touro / Rio Caldo com a indicação de que teve início no dia 29 de Agosto pelas 21:08.
Ora, esta é a sensivelmente a hora indicada na notícia do Jornal de Notícias cujo título é "Incêndio consome Parque da Peneda-Gerês". Ao verificarmos a localização do incêndio na informação dada pelo referido sítio da Protecção Civil, obtemos o seguinte...
Isto é, a localização que é dada é fora do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Voltemos a ver a fotografia que foi publicada neste blogue no dia 29 de Agosto e que dava conta da ocorrência deste incêndio...
Na imagem são bem discerníveis as luzes de iluminação pública do S. Bento da Porta Aberta e o clarão das chamas resultantes do incêndio florestal na encosta oposta, logo no interior do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Porque é que a Protecção Civil está a emitir informação errada sobre esta ocorrência?

Fotografia: Nuno Cerqueira / JN

Sem comentários: