domingo, 11 de dezembro de 2011

Tertúlia "O Comunitarismo - Passado, Presente e Futuro"

Decorreu no passado dia 8 de Dezembro nas instalações do Parque de Campismo de Cerdeira, campo do Gerês, uma tertúlia sobre o tema "O Comunitarismo - Passado, Presente e Futuro" que contou com a participação de José Carlos Pires, que moderou o debate, Dr. Manuel Antunes (Presidente da AFURNA e antigo morador de Vilarinho da Furna) e Dr. José Araújo (ex-Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro).

Após a apresentação do debate por José Carlos Pires, o Dr. José de Araújo fez uma apaixonada intervenção na qual falou da tentativa do Estado em se apropriar dos baldios e dos terrenos geresianos, comentando em alguns aspectos das lutas dos povos do Gerês. Por seu lado, o Dr. Manuel Araújo fez uma resenha histórica sobre a origem do comunitarismo que é visto como a utilização de algo privado, e não público, por todos.

No final das intervenções seguiu-se um momento de debate durante o qual foi também apresentado um projecto de reflorestação da Serra Amarela por parte do Movimento Terra Queimada, além de outras intervenções que versaram sobre a problemática do Parque Nacional da Peneda-Gerês desde a sua má gestão, até à sua interferência diária com as populações passando pela constante obstrução do usufruto desta área protegida por quem a visita e por quem nela habita.




Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: