sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Leitura de fim-de-semana - "“O Gerês: de Bouro a Barroso, Singularidades Individuais e Dinâmicas Territoriais”

Devido ao tamanho da obra não será bem uma leitura de fim-de-semana, mas mais uma fonte de consulta sobre a Serra do Gerês. Da autoria de Maria Fernanda Moreira da Silva e editado pelas Edições Afrontamento, esta obra cobre os mais variados aspectos da Serra do Gerês desde a organização espacial do território do Século XIII ao Século XIX, as alterações da paisagem serrana entre o Século XIX e o Século XX, a história das Caldas do Gerês, o património cultural e natural e as ameaças que pendem sobre este património.

Fruto de um trabalho de investigação de 10 anos, “O Gerês: de Bouro a Barroso, Singularidades Individuais e Dinâmicas Territoriais” tinha tudo para ser uma obra perfeita, mas infelizmente não o é. Para além de um descuido no trabalho gráfico ao nível de uma ou outra fotografia e sua deficiente identificação, ou a forma como texto é escrito dificilmente prende o leitor menos interessado.

No entanto, o livro não deixa de ser uma obra muito interessante sobre a Serra do Gerês e sem dúvida uma consulta obrigatória para os amantes daquele espaço natural.

Sem comentários: