sábado, 18 de dezembro de 2010

Trilhos Seculares - Calvos / Cabeço de Palheiros

Quando Bilbo Baggins decidiu abandonar o Shire para se deslocar para Rivendel, em conversa com Gandalf disse-lhe que sentia saudades de ver as montanhas da Terra Média e de se maravilhar com as suas florestas. Ora bem, Bilbo bem se poderia maravilhar com a floresta da Mata de Palheiros e Albergaria pois estes são os grandes tesouros da Serra do Gerês e certamente dois locais que merecem toda a atenção.

Pois bem, foi assim com um sentimento de saudades de Bilbo Baggins que hoje percorri as matas de Palheiros e de Albergaria, me maravilhei com os seus carvalhos seculares, os seus teixos e azevinhos, ouvi a música dos seus riachos e ribeiros, escutei o cantar dos pássaros e o rápido correr dos javalis dissimulando-se por entre os ramos caídos e o castanho das folhas.

...pois há coisas que não podem ser descritas por palavras simples.






































Fotografias: © Rui C. Barbosa

2 comentários:

Unknown disse...

Conheci hoje este blog.
Conheci porque procurei por "Mina dos carris" no Google e logo me apareceu o blog.
Fiz este trilho a 1º e unica vez em 1988... fantástico. Uma grande aventura na época e porque no regresso perdemo-nos no meio de um temporal de verão... e andámos pelas montanhas 12 horas perdidos... isto tudo... com um Guia!!! Eles também se perdem em circunstâncias daquelas.
Estou a projetar fazer de novo o trilho nas próximas semanas... se o tempo o permitir.
Talvez seja a oportunidade para vir a participar no concurso de fotografia.
Um bom ano 2011 para o Blog.

Maglor disse...

É uma mistura explosiva de emoções ao rubro, quando se tem na memória os escritos do Tolkien enquanto se percorre o Gerês. Eu próprio só comecei realmente a aproveitar o Gerês quando em 1998 iniciei as minha leituras dos livros dele. Guardei o último capítulo do "Silmarillion" e do "Regresso do Rei" para acabar de ler no Gerês. Foi uma experiência maravilhosa, e recomendo a todos a mesma.

Parabéns pelo bom gosto. Há o Tolkien, e depois há os plagiadores... ;)