quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Neve no Parque Nacional (III) - Vidoeiro / Arado

Era previsível. Levantar cedo na expectativa de boas fotografias, paisagens invernais esplêndidas e de mais uma oportunidade de caminhar com neve. Dito e feito! Direcção: Caldas do Gerês, alarme vermelho: muito antes das Cerdeirinhas, nas curvas de Frades. O gelo na estrada fazia a velocidade diminuir, e os condutores ficarem os olhos matinais esbugalhados e em perene estado de alerta. Penso que nunca andei tão devagar naquela estrada... sem dúvida um mau dia para a Brigada de Trânsito, sem multas e a possibilidade de passarem algumas horas ao frio...

Chegado às Caldas e depois do pequeno-almoço no Ramalhão, uma passagem pelo Centro de Interpretação Ambiental do Vidoeiro. Uma conversa com um dos Guardas da Natureza bastou para saber do aspecto das estradas na zona. A estrada nacional para a Portela do Homem estava cortada em Secelo, assim não fazia muito sentido seguir por aí. A possibilidade da estrada para a Pedra Bela estar intransitável por causa do gelo, fez com que tomasse a decisão de deixar ali mesmo o carri e seguisse a pé. Sábia decisão, pois pouco acima da Feixa de Ferreiros a estrada estava mesmo cheia de neve e gelo. Mesmo caminhar na estrada tornava-se complicado, obrigando a seguir pela berma para assim evitar as escorregadelas. À medida que ia subindo a paisagem ia-se transformando num cenário que nunca tinha visto por ali. Aquela estrada faz parte das minhas primeiras memórias do Gerês já nos idos de 80 quando, acampado no Vidoeiro, a percorria muitas vezes para ir para as lagoas do Arado.

A chegada à Pedra Bela foi feita seguindo pelo Trilho dos Currais. A neve e o gelo davam uma paisagem difícil de descrever e a panorâmica dos miradouros, apesar de já com algum nevoeiro, era fantasticamente fenomenal. Uma passagem pela Casa Florestal da Pedra Bela e rumo ao Arado. Ainda me passou pela ideia seguir para o Vale de Teixeira, mas a prudência falou mais alto e depois do Arado voltei para trás. E essa foi uma sábia decisão, pois poucos minutos mais tarde começava a nevar intensamente. A paisagem de regresso à Pedra Bela transfigurara-se completamente com a aparição de um intenso nevoeiro e com a queda de neve. Felizmente, ninguém se aventurou naquela estrada entre o Vidoeiro e a Pedra Bela, pois seria muito complicado conseguir lá transitar.

E assim foi... amanhã pode ser que haja mais... pode ser...

















































Fotografias: © Rui C. Barbosa

4 comentários:

Paulo Figueiredo disse...

Boas, parceiro

As fotos estão altamente, mas gostei mais do boneco de neve;-)

Abraço
Paulo

Hamleikah disse...

O boneco é um "Aqui estou eu" ;)

Lírio disse...

Bem te digo...não desprezando as fotos de uns colegas que andaram também por essas bandas no dia anterior, as tuas estão fascinantes! Algumas delas são uns autênticos postais! Fica a Ideia Rui... Postais!

Paulo Figueiredo disse...

Boas

Nem mais, é uma execelente ideia...
acho que os próximos "Cá estou eu!!!" vou ter de fazer um boneco do meu tamanho e os dois de costas vai ser a um espetáculo;-))

Paulo