sábado, 4 de dezembro de 2010

Neve no Parque Nacional (V) - Cerdeira / Bouça da Mó

Depois de vencer a terrível estrada entre Chamoim e S. João do Campo, conduzindo por entre gelo e neve, estacionei o carro à entrada do Parque de Campismo de Cerdeira, precavendo assim a impossibilidade de no dia seguinte ser incapaz de tirar o carro devido ao gelo. Check-in no parque de campismo e como a hora ainda dava para um curto passeio, munido de máquina fotográfica lá segui a pé, tibuteante, pela estrada gelada em direcção à Geira Romana para aproveitar a última luz do dia. E que luz estava!!!!

O céu pontilhado aqui e ali por manchas azuis por entre as nuvens que se iam instalando. O Sol pôr lançava vagas de luz rosa nas nuvens, dando ao céu tons únicos e inesquecíveis e que nem a melhor máquina fotográfica seria capaz e reproduzir. O primeiro espanto surgiu com a paisagem da Serra Amarela pintada de branco, parecia que o Olímpo era mesmo ali! No fundo o Vale de Vilarinho da Furna; no topo a neve. fazia-me lembrar uma fotografia que há muitos anos havia visto algures, de Vilarinho da Furna invernal e pintada por um gélido manto branco. A Geira Romana coberta de neve lá no fundo até mergulhar nas águas da albufeira. Percorrendo a estrada florestal coberta de neve segui até à Bouça da Mó, passando pelo magestoso Sarilhão salpicado de neve. Uma descida até junto das águas da albufeira e foi ali que recebi a prenda do dia com um pôr-do-Sol magnífico onde a luz lutava por se mostrar por entre as nuvens.

Com o aproximar das trevas e a paisagem a transformar-se em tons de cinza encimada pelos restos da luz do Sol, regressei ao parque de campismo e dediquei-me à repetida leitura de Tude de Sousa.
























































Fotografias: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Lírio disse...

Puxa Rui que sortudo! Encontras-te mais neve do que nós esta semana! Mas devia de estar perigoso...fizeste bem em ficar no parque da Cerdeira, já agora é um bom parque já lá estive div. vezes.
O pormenor do por do sol está fantástico! O sítio que escolhes-te para Captar a serra amarela e a albufeira foi bem escolhido!