sábado, 18 de dezembro de 2010

A Villegiatura e a Serra (XIII)

Em 1891 era editado o livro "Caldas do Gerez - Guia Thermal" da autoria de Ricardo Jorge. Esta obra aborda vários temas relacionados com o termalismo geresiano, as suas águas termo-medicinais, a sua acção hidro-termal, a clínia hidrotermal, etc. Um dos capítulos mais interessantes está relacionado com a denominada "villegiatura", isto é a "temporada que se passa fora da terra, a banhos, no campo ou viajando, para descansar dos trabalhos habituais."

Assim, Ricardo Jorge fala-nos de paisagens conhecidas e das sensações que elas proporcionam...

O texto transcrito abaixo é mantido na sua forma original e com o português que era escrito em finais do Século XIX.

A Villegiatura e a Serra, por Ricardo Jorge

"(...)

Ascensões. A mais fácil e rapida é a da Pedra Bella (876m), a collina imminente ás Caldas. Uma simples vereda ondula em diagonal desde as Caldas até ao formoso morro de granito; vai ser alargado em via florestal. A subida leva hora e meia e póde fazer-se em grande parte a cavallo. Lá em cima uma grande moita de grossos medronheiros.

Vista admiravel do apice. Muralha aprumada sobre o valle; defronte a Chã de Lamas, ao sul o costado da serra da Cabreira; divisa-se ao longe a ermida do Sameiro; por leste o Borrageiro e o seu sequito d'emminencias.

O Borrageiro (1433m) é considerado como o pincaro de maior altitude do Gerez; só Carris já no extremo das nascentes do Homem é que o sobrepuja. A ascensão começa por Leonte, pela vertente de leste; chaga-se à clareira do Vidoeiro, de lá atravessa-se o valle da Teixeira, a melhor séde futura de um sanatório alpino.

No cume do Borrageiro em dias claros ostenta-se um panorama magestoso; a toda a volta accumulos de serranias; a vista estende-se pela Galliza dentro, pelas alturas de Barroso, bacias do Cavado e do Homem, serras do marão, da Cabreira, do Suajo, e todo o littoral do Minho até ao mar que listra o horisonte do poente.

O Cabril, (1235) que aguça o seu duplo pincaro face a face com o Borrageiro, é d'uma ascensão mais penosa; ataca-se tambem por Leonte, lado de poente.

Mas a subida mais aspera, e mais seductora para os bons andarilhos de montanha, é a do Cantarello (1425) que soergue o seu bloco terminal circulado por um friso sobre o valle do Homem."

Fotografia: © Illustração Portuguesa

Sem comentários: