domingo, 21 de novembro de 2010

Visita técnica na zona oriental do PNPG

Inserida no Curso de Formação 'Gestão de Impactes do Turismo de Natureza em Valores Naturais Sensíveis' que decorreu entre 19 e 21 de Novembro, teve lugar uma visita técnica à zona oriental do Parque Nacional da Peneda-Gerês para a caracterização de actividades em zonas de montanha (escalada, parapente, 'canyoning', etc., e o seu impacte junto das aves rupículas. A visita foi guiada por David Teixeira, Director do EcoMuseu do Barroso, e enquadrada por Carlos Pacheco, Biólogo.

Percorrendo parte do Trilho Interpretativo de Pitões das Júnias, o objectivo era a observação de algumas espécies de aves que nidificam nas escarpas próximas de Pitões das Júnias, do Mosteiro de Sta. Maria das Júnias, e da Cascata de Pitões. Apesar de percorrido o trilho, foram escassas as espécies observadas devido às más condições atmosféricas (nevoeiro e chuva). Ficaram no entanto algumas notas importantes para os formandos sobre como prevenir eventuais impactos das suas actividades em espécies protegidas e não só.

A visita foi complementada com uma passagem pelo Pólo do EcoMuseu do Barroso em Pitões das Júnias e por uma passagem pela sede do EcoMuseu em Montalegre onde tivemos a oportunidade de assistir a uma apresentação multimédia sobre as terras barrosãs e a uma apresentação sobre a utilização de PDA's em zonas sensíveis do PNPG por parte do José Carlos Moura.

O Curso de Formação 'Gestão de Impactes do Turismo de Natureza em Valores Naturais Sensíveis' foi uma iniciativa do Turismo de Portugal e da Turismo do Porto e Norte de Portugal, com a coordenação técnica a carga da Liga para a Protecção da Natureza e a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.

O curso foi dirigido a gestores e técnicos de empresas turísticas que desenvolvem actividades de turismo activo, turismo de natureza e desporto na natureza, abordando as temáticas relacionadas com a sensibilidade dos habitats e ecossistemas, o contributo da actividade turística para o desenvolvimento sustentável e a prevenção de impactes negativos, a implementação de códigos de conduta e de boas práticas ambientais.

Os temas abordados foram "Ecoturismo - definições e princípios" e " Modalidades e conceitos. Figuras de ordenamento do território. Legislação sobre turismo de natureza em áreas protegidas. Cartas de Desporto de Natureza" (Carla Rodrigues); "Actividades marítimo-turísticas:mergulho em Áreas Marinhas Protegidas" (Vasco Ferreira); "Actividades marítimo-turísticas: observação de mamíferos marinhos" (Sónia Matias); "Espeleísmo" (João Joanaz de Melo e Pedro Pinto); "Fotografia de natureza no contexto da Animação Turística" (Joaquim Pedro Ferreira); "Actividades em zonas de montanha (escalada, parapente, 'canyoning', etc) e aves rupículas" (Carlos Pacheco).































Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: