segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Villegiatura e a Serra (XI)


Em 1891 era editado o livro "Caldas do Gerez - Guia Thermal" da autoria de Ricardo Jorge. Esta obra aborda vários temas relacionados com o termalismo geresiano, as suas águas termo-medicinais, a sua acção hidro-termal, a clínia hidrotermal, etc. Um dos capítulos mais interessantes está relacionado com a denominada "villegiatura", isto é a "temporada que se passa fora da terra, a banhos, no campo ou viajando, para descansar dos trabalhos habituais."

Assim, Ricardo Jorge fala-nos de paisagens conhecidas e das sensações que elas proporcionam...

O texto transcrito abaixo é mantido na sua forma original e com o português que era escrito em finais do Século XIX.

A Villegiatura e a Serra, por Ricardo Jorge

"(...)

Na garganta, uma ampla chã de pastagem; ruínas d'uma casa militar e d'uma trincheira lançada de monte a monte, contemporanea dos nossos factos da rastauração.

Desce-se suavemente por entre os cumes da Bargiella e da Corneda e ao lado da ribeira de Leonte até Albergaria; a estrada florestal atravessa em pontes os affluentes da Maceira, Cagademos, e Forno que brotam de fundos reintrancias da serra, emmaranhadas d'arvoredo.

Em Albergaria um posto de guardas com seu viveiro. Estamos nas margens do Homem, que offerece a mais bella e imponente das cascatas, jorrando por uma especia de escadaria de granito, a sumir-se no fundo intersticio de duas altas moles, que servem de pegões á Ponte Feia.

Ao encanto da queda d'agua juntam-se aqui formosos relances de paisagem; a intersecção dos dois valles de Leonte e do Homem, e os agrupamentos exquisitos de rochas. Proximo da Ponte Feia vai a Geira, a via romana; grupos de marcos milliarios se divisam, já com as inscripções quasi sumidas; no termo do rio do Forno e de Leonte, ainda os pegões das pontes, derruidas por defeza nas guerras da independencia.

Mais meia hora, e chega-se á Galiza; a estrada levaram-na a meia encosta para atravessar o Homem, junto da bella cascata de S. Miguel; o verde das aguas que juntam no remanso tem a cambiante da melhor esmeralda. Novo desfiladeiro, Portella do Homem; um grupo de marcos, e entre estes o mais conservado de todos; um renque de pedras brutas separa os dous paizes; para alem montanhas escalvadas e um valle alongado, onde se enxergam os povoados de Lobios e Interime, as aldeias fronteiriças da Galiza.

(...)"

Fotografia: © Cedida por Paulo Figueiredo

Sem comentários: