sábado, 13 de novembro de 2010

Áreas protegidas e incêndios florestais de 2010


Uma resolução emitida pela Assembleia da República que pode vir a ter consequências no futuro do Parque Nacional da Peneda-Gerês: Resolução da Assembleia da República n.º 118/2010.

Convém sublinhar que não passam de recomendações...

Fotografia: © Rui C. Barbosa

2 comentários:

joca disse...

Bem como dizes é apenas uma recomendação e acaba por ser um "bacalhau com todos". Mistura coisas positivas com outras que poderão não ser muito positivas. Dá a ideia daqueles texto que são aprovados após muita negociação e em que todos querem escrever uma linha. Ao querer tudo, acaba por não querer nada. Gosto é de logo na abertura se pedir: "A dotação dos órgãos de gestão dos parques das áreas protegidas de autonomia administrativa e técnica e capacidade financeira suficiente estabelecida em Orçamento do Estado, para o cabal desempenho das suas missões". Ou seja, dá-se por provado que os parques não possuem os meios necessários. :)

Rui C. Barbosa disse...

O grande problema é que estas são recomendações que caiem em saco roto e de certeza que a tutea nem está para se chatear com isto, pios vai ignorar pura e simplesmente.

Se se quisesse alterar alguma coisa, não se recomendava nada ao governo, «impunha», como já se fez em muitas outras ocasiões.

Isto é apenas um atirar de areia para os olhos dos residentes e curiosamente surge numa altura em que: a) se debateram os fogos florestais em 2010 (tal como o título refere) e b) está aí a chegar o Plano de Ordenamento do PNPG (se bem que a recomendação não é feita somente para o PNPG, sendo no entanto este bem salientado).