quinta-feira, 16 de julho de 2009

Regresso às Terras Altas de Xertelo (V)

Carris, 4 de Junho de 2007

O blogue Carris vai levar a cabo uma caminhada de regresso às terras altas de Xertelo tentando assim cumprir o programa que teve de ser alterado na actividade "Viagem às Terras Altas de Xertelo" levada a cabo a 18 de Abril. Esta caminhada terá lugar no dia 19 de Julho.

A Serra do Gerês é pontilhada aqui e ali por locais que despertam a curiosidade do visitante. Estando alerta para a exploração mineira que em tempos se fez no Gerês, foi com satisfação que há muitos meses atrás cheguei ao alto do Castanheiro e aí tive a oportunidade de ver os parcos vestígios que restaram da concessão mineira que foi explorada tanto pela Sociedade Mineira dos Castelos Lda como pela Sociedade das Minas do Gerês Lda, concessionárias das minas que mais tarde ficariam conhecidas como as Minas dos Carris.

Certamente que a Serra do Gerês esconde outros recantos como o Castanheiro e será objectivo desta actividade descobrir as terras altas de Xertelo numa viagem a um mundo fantástico de formas graníticas que vão apelar ao nosso ser.

A inscrição nesta caminhada é gratuíta, mas limitada a 10 pessoas. A caminhada é autorizada pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês. A concentração dos participantes terá lugar pelas 7h00 junto ao antigo estacionamento da Bracalândia, pelas 7h20 junto da rotunda de acesso à Póvoa de Lanhoso ou pelas 8h30 em Xertelo.

Os participante sdeverão levar o equipamento adequado para caminhar em montanha, bem como água, refeição, protector solar e se desejarem uma muda de roupa.

A realização da actividade está dependente das condições atmosféricas.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: