domingo, 11 de janeiro de 2009

Novo nevão em Carris... (III)

Só uma pequena nota a mais dois relatos que surgiram relacionados com o nevão que cobriu o Norte de Portugal no dia 9 de Janeiro e cujas consequências ainda se fazem sentir.

A leitora Sílvia Carvalho relatou o facto caricato de ter demorado várias horas a percorrer a estrada entre Vieira do Minho e Braga pois em parte da estrada o trânsito circulava demorado devido ao facto de um carro que se deslocar a baixa velocidade tinha a mala aberta a partir da qual alguém lançava sal à mão para a estrada já cheia de neve e gelo.

Uma situação semelhante foi testemunhada pelo leitor José Moreira quando no dia 10 de Janeiro pela manha se deslocava para a fronteira da Madalena. Vários quilómetros antes havia encontrado um veículo da Brigada de Trânsito tripulado por dois militares e que se encontrava estacionado na berma da estrada. Após parar e segurar o seu veículo, o leitor deslocou-se aos dois militares para lhes solicitar informações. Um dos militares parecia entretido com um jogo no seu telemóvel enquanto que o outro, de forma enfadonha por ter de abrir a janela do veículo, lá falou com o leitor que lhe solicitou informações acerca do estado das vias. A resposta não podia ser mais elucidativa pois José Moreira foi aconselhado a deslocar-se ao posto mais próximo dado que aquela brigada não possuía qualquer informação relativa ao estado das estradas da região.

Ainda segundo as palavras de José Moreira, posso concluir que a Protecção Civil terá adoptado uma nova técnica de espalhar sal pelas estradas nacionais pois este leitor testemunhou um veículo todo-o-terreno a espalhar o sal com um membro a conduzir a baixa velocidade e um outro na traseira do veículo a espalhar à mão o sal na estradas. Segundo se consta, os portugueses utilizam mais sal nos seus cozinhados do que aquele que era espalhado na estrada...

Continuo a aguardar com interesse os vossos relatos acerca do último nevão e anseio as primeiras fotografias de Carris nesta época!

Sem comentários: