sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Novo Ano, Novas Pesquisas

Carris, 20 de Maio de 2008

Com o começo de um novo ano fazemos sempre planos para os dias que virão. Sendo esta uma investigação levada a cabo a nível particular, pois assim não estou limitado e submetido a pretensões políticas e só tenho de dar contas a mim próprio e aqueles com os quais me comprometi para fazer com a História das Minas dos carris não fique esquecida, pretendo levar a cabo uma série de pesquisas que poderão ajudar a trazer à luz-do-dia alguns dos mistérios que ainda envolvem estas minas.

A História das Minas dos Carris é ainda muito obscura em certos aspectos. Várias pessoas com quem falo acerca destas minas, referem o facto de elas nunca terem sido rentáveis e de que todo o complexo serviu apenas de fachada para um apoio da governação de Salazar ao Caudilho. Por outro lado, o complexo terá servido no pós-25 de Abril como via de fuga para Espanha de muitas pessoas relacionadas com o antigo regime, fuga esta à guarda de uma importante família do Porto.

Outro aspecto interessante e pouco conhecido é o destino da maior parte da maquinaria que existia em Carris. Segundo algumas fontes, toda a maquinaria pesada terá sido retirada de Carris por um dos sócios da Sociedade das Minas do Gerês Lda. em finais dos anos 70 do século passado e vendida para sucata, explicando-se assim o início da degradação em grande escala dos edifícios industriais mineiros, pois não terá havido o cuidado de desmantelar as mesmas máquinas tendo sido possivelmente retiradas pelos telhados o que implicaria a sua destruição e a criação de um caminho aberto aos elementos.

Uma outra questão que se pode colocar é o papel do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) na (não)conservação dos edifícios mineiros. Se por um lado as minas terão sido (e ainda o são apesar de o PNPG o negar) um foco de poluição, as minas foram um ponto importante na economia da região e as suas infra-estruturas poderiam ter sido utilizadas para estudos em altitude ou mesmo para a criação de abrigos de montanha. É legítimo perguntar por que razão o PNPG não possui um registo histórico sobre as minas? Por que razão aquela zona foi durante anos abandonada pelo PNPG? Certamente são perguntas que nunca terão resposta num país onde a incompetência nunca é julgada...

...e é assim, ficamos nós para escrever a História que alguém um dia quiz apagar.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: