domingo, 11 de janeiro de 2009

Novo nevão em Carris... (II)

Após consultar o sítio da Protecção Civil fiquei a saber que a Estrada Nacional EN 308-1 entre Vilar da Veiga e a Portela do Homem continua encerrada devido à presença de neve e gelo. Assim, para quem queira ter acesso à Portela do Homem recomendo o acesso por Espanha entrando no país vizinho pela fronteira da Madalena e depois dirigindo-se para Lobios, Vilaméa, Torneiros e Portela d'Home. Aqui as estradas estão limpas e desimpedidas pois por aquelas bandas há pessoas que trabalham atempadamente e antecipam as condições atmosféricas.

As imagens nesta entrada do blogue foram enviadas pelos leitor Ricardo Melo e mostram o estado da estrada nacional que liga a Portela de Leonte à Portela do Homem. Fica aqui também parte da sua descrição do cenário que encontrou...

"Cheguei há pouco a casa depois de ter ido ver a neve na Vila do Gerês e em Leonte. Como as condições da estrada eram muito más, pois havia muito gelo, acabei por deixar o carro na zona alta da Vila (400m) e fui a pé até Leonte (862m - no meu GPS, com uma margem de erro de 4 metros, marcou 880m). Foi o melhor que se pôde arranjar pois a minha intenção era ter ido aos Carris mas a sensatez, como sempre deve ser, imperou! Só vi dois Todo Terreno parados em Leonte e um responsável do PNPG (numa pick-up) que veio perguntar se algum dos veículos era meu - "Está lá atrás um sinal de proibido!" - retorquiu ele e lá seguiu o seu caminho até à Portela do Homem. (Eram 12h-30m).

Segundo informações que recolhi num café, e apesar de ter nevado na Vila três vezes em Dezembro, a acumulação de ontem já não acontecia há mais de 20 anos. Tinha cerca de 6cm na parte alta da Vila e 10cm em Leonte."

Fotografias: © Ricardo Melo

Sem comentários: