sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Notas históricas (L)

Carris, anos 50

Quando por várias vezes converso acerca das Minas dos Carris com outras pessoas, estas não fazem ideia do tamanho que o complexo mineiro tinha nos anos 50 tanto a nível de dimensão física como de dimensão humana. Em Fevereiro de 1955 trabalhavam nas minas quase duas centenas de pessoas entre pessoal administrativo, mineiros e respectivas famílias em alguns casos. Por várias vezes me foi referido que o número de trabalhadores poderá ter atingido as 500 pessoas.

Não é fácil de imaginar aquele lugar com uma actividade frenética e o silêncio de hoje torna essa tarefa mais complicada. Em Fevereiro de 1955 as Minas dos Carris tornaram-se notícia quando devido a um forte nevão, as instalações ficaram isoladas obrigando à organização de uma expedição de socorro num cenário inimaginável em Portugal e que nos trás à memória as melhores aventuras de Hollywood. Os cenários de neve não são raros na Serra do Gerês e todos os anos a montanha mais bela de Portugal recebe um manto branco.

As imagens aqui reproduzidas não têm uma data definida, podendo no entanto apontar a década de 50. Mostram cenários de neve nos Carris numa época em que se parecia lutar por algo de valor...

Fotografias: © José Rodrigues de Sousa / Rui C. Barbosa

Sem comentários: