sábado, 30 de agosto de 2008

O fim das concessões mineiras em Carris (V)

Carris, 6 de Julho de 1987

Num dia triste com a notícia da perpetuação da vergonha que se vive em Barrancos por estes dias, decidi não fazer mais uma subida às Minas dos Carris devido à constante ameaça de chuva e mau tempo. Fica assim adiada para uma próxima data...

Entretanto continuo com este série de entradas no blogue que estão relacionadas com o debate sobre o futuro das Minas dos Carris que teve lugar em 1986 e 1987. A 6 de Julho de 1987 a Secretaria de Estado da Industria e Energia (SEIE) envia um conjunto de informações a pareceres técnicos relativos às Minas dos Carris à Secretaria de Estado do Ambiente e Recursos Naturais (SEARN). Estes pareceres estão datados de 7, 20 e 21 de Maio de 1987.

Um dos pareceres enviados à SEARN refere que "A DGGM não deverá (...) entrar em acções que não respeitem os legítimos direitos e expectativas dos concessionários actuais. Neste sentido deverá apoiar as acções (...) com a perspectiva de que os custos que daí resultem para a Direcção do Parque Nacional da Peneda-Gerês são os necessários custos indirectos para a conservação e preservação daquele local".

Na informação que acompanha os pareceres enviados é referido que: "(...) considerando que a exploração mineira da área do Parque pode não significar forçosamente incompatibilidade com o seu equilíbrio ecológico e paisagístico, a posição assumida pela PNPG deverá ser apreciada tendo em atenção o (...) parecer da DSRP, independentemente do facto de as concessões poderem vir a passar para a titularidade do Estado, por via da caducidade das mesmas".

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: