quinta-feira, 11 de julho de 2024

Serra do Gerês - Uma variação ao Trilho dos Currais

 


Nesta caminhada fiz uma variação ao Trilho dos Currais, Serra do Gerês, a partir da Chã da Carvalha das Éguas.

Seguindo inicialmente pelo traçado do Trilho Currais desde Pedrogo, segui pelo antigo Curral do Vidoeiro e iniciei a subida paralela à Corga da Sernada até entroncar no caminho florestal junto do Penedo do Trovão. Continuando a subir, chegava ao Curral da Lomba do Vidoeiro e daqui segui para a Chã da Carvalha das Éguas onde está o curral com o mesmo nome.



Na Chã da Carvalha das Éguas abandonei o traçado do Trilho dos Currais ladeando o cercado e subi um pouco até encontrar de novo o caminho florestal, iniciando então a descida para a Encosta do Cocuruto. O caminho vai-nos levar até à Pedra Bela passando sobre a Encosta de Feixa Ferreiros e pelo Penedo do Cocuruto.

Na Pedra Bela tomei de novo o traçado do Trilho dos Currais por algumas dezenas de metros para iniciar a descida para as Caldas do Gerês. Porém, ao chegar à estrada florestal (e antes de descer para o Curral do Gaio) tomei um novo caminho florestal que me levaria a descer a Encosta da Corga da Assureira. Ao se dividir em dois, e não querendo descer até à Assureira, segui à direita, passando na Encosta de Passos e passando sobre a Tomada do Alemão, chegando então à Carona (e voltando ao traçado do Trilho dos Currais). O percurso leva-nos então a passar pelo Rigor e junto do antigo edifício da Administração Florestal (Challet Florestal do PNPG), antes de atingirmos o ponto de partida.

Foi uma caminhada com uma extensão de 12,1 km e 683 m D+.






Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: