Vale tudo para atrair o turismo ou este é apenas uma demonstração da ignorância sobre a geografia de Portugal?
Onde fica o Pico, o ponto mais alto de Portugal? Onde ficam as Serras da Peneda, do Soajo, Amarela e Gerês, que compõem o único Parque Nacional de Portugal? Ficará Montesinho em Espanha? E o Alvão e o Marão, são na Grécia? Portugal continental é uma extensa planície com um furúnculo no meio?
Compreende-se que os ensinamentos possam ter sido do tempo do Estado Novo onde nos diziam que só tínhamos uma montanha, uma só praia (nos Algarves), uma só música (o deprimente fado) e que tudo o resto era uma paisagem que pouco interessava, para além de Lisboa, mas referir que a Serra da Estrela é "o único destino de montanha do país..." revela uma ignorância que grassa numa certa massa empresarial do país.
Felizmente o país mudou, pena que a mentalidade e o conhecimento de alguns empresários não tenha acompanhado a evolução dos dias.
Porém, isto pode ainda ser um sintoma de algo mais grave: que o turismo de Portugal e de muitas zonas do país continua a ser medíocre, agarrado a velhos paradigmas, costumes e hábitos difíceis de eliminar... que o devem ser, de vez!
Fotografia © RTP (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário