sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Trilhos seculares - Pela Costa de Sabrosa a Carris de Maceira

 


A subida da Costa de Sabrosa em direcção aos Prados da Messe, é dos percursos que nos dá a verdadeira sensação das grandes montanhas na Serra do Gerês.

O percurso pode ser iniciado na Mata de Albergaria, com as suas quentes cores de Outono, e depois de passar a Casamata de Albergaria, vamos tomar um caminho que inicia logo a subida da Costa da Sabrosa na vertente direita do Rio do Forno. O carreiro leva-nos a passar junto da Fonte de Sabrosa e mais adiante na Sabrosa com o seu caos granítico. A paisagem é soberbo para as profundezas do Vale do Rio do Forno e para as vertentes que se despenham pelo Canto do Rio do Forno e pela Água dos Vidros. Na outra margem, o Cabeço do Porto do Corno Godinho antecede o majestoso Corno Godinho e mais para lá, os pequenos cabeços das Albas. O Pé de Medela permanece altivo com os seus alcantilados encastelados na guardo do topo do vale.


O caminho, já menos bravo, atravessa agora a Lameira das Ruivas e segue para a Lomba de Burro. Desta vez, decidi fazer um pequeno desvio e passar pela zona Sul dos Prados Caveiros, abaixo da Lomba do Cantarelo antes de descer para os Prados da Messe, passando junto do velho edifício dos Serviços Florestais.

A passagem pelos Prados da Messe foi fugaz, seguindo de imediato para a vertente Nascente das Albas e passando perto da Fonte dos Caçadores. Ladeando as Albas, chegava ao topo do Vale do Rio do Forno e subia a Carris de Maceira, descendo então para o colo do Pé de Medela e prosseguindo para o Curral de Carris de Maceira, local de um merecido descanso e do almoço.

Descendo depois pelo Vale de Maceira, passei perto do Curral das Tábuas e depois para o Curral de Maceira, seguindo para a estrada florestal que me levaria de volta ao ponto de partida nos Viveiros da Albergaria passando pela Pala da Barrosa.

Ficam algumas fotografias do dia...













































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

Francisco Ascensão disse...

Continua a haver muita gente a confundir o curral de carris de maceira, como sendo o curral de tábuas, mas a verdade é que ainda não percebi se alguem já encontrou o abrigo do curral. Lembro-me que o curral de tábuas ficaria situado na subida do curral de maceira, para o de carris de maceira, mas não tenho a certeza... O Rui já deu com o abrigo?