terça-feira, 8 de novembro de 2022

Quatro abrigos pastoris em Carris de Maceira?

 


Ao passarmos por Carris de Maceira, na Serra do Gerês, e mais precisamente pelo seu curral, rapidamente nos apercebemos da existência de um abrigo pastoril mais recente e de outro de pedra tosca localizado um pouco mais acima no topo rochoso a Poente.

Este último, tem uma localização peculiar, sendo muito exposto, apesar de abrigado por um bloco granítico. Porém, permite uma interessante observação sobre o vale sobranceiro (imagens a seguir).




É, no entanto, questionável qual teria sido a sua utilização e propósito, tendo a chã a pouca distância certamente mais abrigada dos ventos, o que terá levado à construção de outro abrigo pastoril (talvez o original), agora alagado e do qual restarão poucos vestígios (imagens a seguir), com as suas pedras a serem utilizadas para construir o actual abrigo pastoril.



Um outro abrigo, também de pedra solta, terá existido no lado oposto da chã ao actual abrigo pastoril. Tirando partido da parede rochosa, notam-se ainda as rochas que terão sido utilizadas na sua construção.


Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

5 comentários:

Francisco Ascensão disse...

O abrigo mais recente a que baldio pertence? Sempre foi algo que me perguntei. Para estar ainda em tão bom estado deve ter sido recuperado recentemente não? O Rui tem bom olho, nunca vi ninguém questionar a existência desses dois últimos abrigos, e de facto só de olharmos para as imagens percebe-se nitidamente que houve uma construção, basta um pouco de atenção. O abrigo mais exposto, que penso ser o mais conhecido, não deve ter servido para fins de pastorícia, sendo tão exposto não devia ser a escolha mais acertada. Mas seja qual for a utilidade que tenha tido, porquê num sítio tão propício a ventos e tão exposto a todos os elementos? (curiosamente foi o que melhor se conservou dos últimos três apresentados). Outra questão que me surgiu é a quem pertence o curral de cubato? O Rui nunca mais o visitou?

Rui C. Barbosa disse...

Penso que ambos sejam usados pela vezeira do Vilar da Veiga. A visita está na lista de desejos até ao final do ano!

Francisco Ascensão disse...

Deste lado fico à espera! Será interessante ver relatos desse curral tão esquecido mas tão bem conservado

Rui C. Barbosa disse...

Francisco, infelizmente são poucos os que serão capazes de dizer algo sobre o assunto. Ou este está mergulhado em aborrecidos textos académicos esquecidos em arquivos para onde ninguém olha, ou isto passa despercebido a 99,9% das pessoas que por lá passam.

Francisco Ascensão disse...

Pois é, acredito. A verdade é que abrigos existiram, não se sabe é a sua finalidade. O que faço aqui é apenas especulação de hipóteses, mas parece-me que o segundo abrigo apresentado pode ter servido como abrigo para contrabandistas, se considerarmos os seguintes fatores:
- Exposto a ventos e por isso não muito favorável à permanência prolongada de pastores
- O local do abrigo poderia ser mais próximo da pastagem já que há blocos graníticos que oferecem uma melhor proteção, mesmo junto desta
- Construção mais tosca que os abrigos pastoris tradicionais, e com menos espaço
- Dado que é um sítio em que se pode ter uma perspectiva ampla da zona envolvente, poderia ser favorável à vigia dos contrabandistas

São apenas hipóteses mas acho que é bom procurar diferentes perspectivas acerca do uso destes abrigos, mas tal como o Rui disse, infelizmente não há muita gente que note nestes detalhes, nem com informações sobre isto