quinta-feira, 17 de novembro de 2022

A casa dos Serviços Florestais nos Prados da Messe

 


Muito se tem falado sobre as ruínas existentes nos Prados da Messe. Se uns dizem que foi uma casa construída para as caçadas reais, outros dizem que foi uma casa dos Guardas Fiscais. Na verdade, e apesar da insistência de argumentos baseados em ideias feitas e transmissão oral sem base de verdade, nenhum deles tem razão.

As ruínas que agora permanecem nos Prados da Messe, até uns palermas decidirem apelar à sua destruição como aconteceu com as ruínas das Minas dos Carris, fizeram parte de um edifício construído pelos Serviços Florestais e que foi finalizada em Setembro de 1908, tal como já se havia assinalado neste blogue.

A prova disso encontra-se no livro "Mata do Gerês" (Tude Martins de Sousa, 1926, regente florestal à época) onde é referido (pag. 132), "Não havendo nenhuma casa, ou abrigo, para o pessoal florestal na extensa zona da serra alta, desde a Pedra Bela aos Prados, havia sido solicitada a construção de uma pequena casa no curral dos Prados, que foi feita neste ano (1908).

Sendo certo que nenhuns trabalhos haviam sido ainda por ali realizados, não era menos certo que aquela parte da serra era de elevada importância, por ser um dos mais aproveitados centros de pastoreação dos gados vizinhos e ainda por ter a curtas distâncias bons núcleos de arborização espontânea.

Ao mesmo tempo, aproveita-se a oportunidade de prestar um bom serviço aos vezeiros de Vilar da Veiga, a quem o usufruto do curral pertence e cujas boas relações de vizinhança convém absolutamente manter, proporcionando-se lhes melhor acolhida do que a que o seu forno lhes dá, o que se fez, destinando-se-lhes metade da referida casa, que em Setembro ficou já concluída."

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

Jesús Acosta disse...

Ótimo artigo para conhecer a verdadeira finalidade desta casa. E lamentável que várias casas dos serviços florestais foram destruídas e que muitas estejam num estado ruinoso, porque podem ter uma nova finalidade na contribuição da proteção, preservação e difusão do PNPG.
Bom trabalho, Rui.