segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Trilhos seculares - De Leonte à Raiz e ao Curral de Cubatos

 


Neste dia fui caminhar pela Costa da Cantina, Serra do Gerês, subindo ao Curral da Raiz por entre um frondoso bosque, memória das plantações feitas pelos Serviços Florestais em princípios do século XX.

A caminhada iniciou-se na Portela de Leonte seguindo pelo velho caminho que ligava as Caldas do Gerês àquela zona serrana. O caminho, que passava junto do abrigo pastoril ali existente, leva-nos pelo Escalheiro e baixa para a estrada, passando mesmo ao lado da Cascata (Fecha) de Leonte. Continuando por mais algumas dezenas de metros, e passando a ponte sobre o Ribeiro de Mourô, encontramos o caminho que leva encosta acima, logo depois da Fonte da Cantina.


Infelizmente, a parte inicia do caminho já foi tomada pelas mimosas que irão dominar o espaço caso o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Este caminho foi utilizado para as sementeiras e plantações dos Serviços Florestais e o resultado desse trabalho é ainda bem visível com a variação de paisagem vegetal que vamos apreciando à medida que vamos subindo. A certa altura, o bosque de azevinhos que domina a parte superior daquela área, dá lugar à típica paisagem serrana do Gerês. O Curral da Raiz fica logo ali acima por entre uma magnífica paisagem que se projecta vale abaixo até à Preguiça e à Curva da Morte, passando pela Encosta de Istriz, Escalheiro e Pé de Cabril.


O Curral da Raiz é característico pelos seus grandes carvalhos e pelo abrigo pastoril ficar um pouco afastado, tendo sido recuperado nos anos 50 do século XX.

Deixando a Raiz para trás, segui pela Corga de Mourô à vista das Quina de Mourô e Chã do Carvalho,  passando pelo Mourô e chegando ao Prado do Vidoal, onde parei para o almoço. Antes de terminar a caminhada, decidi passar por uma zona que já não visitava há uns bons anos e assim rumei ao Curral de Cubatos com o seu pequeno abrigo pastoril à vista do Pé de Cabril. A descida para a Portela de Leonte foi feita pela Água da Adega até tomar o velho caminho florestal que passa ao lado do Curral do Campo e junto à velha Fonte da Mata Nacional.

Foi uma caminhada com 6,0 km e com um D+ de 370 metros, totalizando 2.683,2 km percorridos em 2022 com um total de D+ 117.715 metros.

Ficam algumas fotografias do dia...





































Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

Francisco Ascensão disse...

À quanto tempo esperava ler estes texto!