terça-feira, 22 de novembro de 2022

O Curral de Mijaceira em 1919

 


Ao procurar, por entre velhos jornais e revistas, por informações sobre a Serra do Gerês, vamos encontrando preciosas relíquias que nos mostram como era este território no passado.

Por entre as inúmeras obras já publicadas sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês e em particular sobre a Serra do Gerês, falta uma que nos enumere de forma cronológica o passado histórico da região. Por outro lado, e apesar do esforço realizado em se preservar a toponímia local, nomeadamente com as obras "Pela Serra do Jurês e ao Longo da Jeira" e “A Região do Gerês e a Estrada da Jeira”, de Fernando Cosme, muita há ainda a fazer para perpetuar a memória deste território e não a deixar cair nas banalidades do estio.

Assim, e nesta incessante busca, deparei-me com uma interessante fotografia do princípio do Século XX (publicada na Ilustração Portuguesa) e na qual, por entre todo o granulado da imagem, é possível distinguir o forno pastoril do Curral da Mijaceira que na altura era do usufruto da vezeira do Vilar da Veiga.

Assim, só posso concluir que muito do acervo fotográfico que date da primeira metade do Século XX (e mesmo da «dourada» era do volfrâmio) que possa existir sobre a Serra do Gerês, estará ainda por descobrir, perdido e esquecido em baús familiares ou em arquivos não tratados (ou mesmo na posse do Parque Nacional da Peneda-Gerês que tem sempre a relutância de o revelar ou ceder a quem por ele se interessa!).

As imagens seguintes mostram-nos o forno pastoril do Curral da Mijaceira nos nossos dias...


Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: