segunda-feira, 14 de novembro de 2022

A velha ponte sobre o Rio Maceira

 


Até 1942 o acesso à Mata de Albergaria era feito por um caminho que não permitiria a passagem de veículos mais pesados. Porém, com a chegada da exploração mineira no Salto do Lobo, que mais tarde daria lugar às Minas dos Carris, surgiu a necessidade de se melhorar e alargar a estrada pela mata, tendo como destino os pontos mais elevados da Serra do Gerês.

A 20 de Abril de 1943 a Sociedade Mineira dos Castelos, Lda., entrega um requerimento de autorização para reparação e melhoramento do caminho no Vale do Homem, autorização essa sendo dada a 19 de Maio seguinte. No entanto, e sem qualquer justificação, a autorização é revogada a 18 de Agosto, sendo feito um novo pedido de reparação a 26 de Agosto de 1943.

Com os trabalhos a serem reiniciados pouco depois, a estrada entre a Portela de Leonte e as Minas dos carris vai permitir o transporte de equipamento pesado e de pessoal, facilitando também o escoamento do volfrâmio.

Apesar de não existir um mapa detalhado que nos mostre o acesso através da Mata de Albergaria antes e depois dos melhoramentos da estrada, é certo que esta fazia uma curva para a passagem do Rio Maceira, com o atravessamento a ser feito por uma ponte que se localizava a montante da actual.


A actual ponte sobre o Rio Maceira

O que resta dessa ponte pode ainda ser visto nos nossos dias.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

2 comentários:

Jesús Acosta disse...

"Até 1942 o acesso à Mata de Albergaria era feito por um caminho que não permitiria a passagem de veículos mais pesados." Até essa data que veículos passavam pelo caminho? A estrada atual que une a Portela de Leonte com a Portela do Homem segue o traçado desse antigo caminho? Seria ótimo acompanhar este artigo com a localização da velha ponte num ortofotomapa e outras fotografias.

Rui C. Barbosa disse...

Estando em posse de novos dados históricos, talvez venha a reformular este texto.