domingo, 13 de novembro de 2022

Serra do Gerês - Pela Costa de Bargiela e Colado Seco até à Encosta da Corneda

 


Uma magnífica manhã de caminhada pelas paisagens da Serra do Gerês com as cores de Outono em toda a sua pujança. A Mata de Albergaria desde os seus limites na Portela de Leonte até à vizinhança do Vale do Rio Homem, repleta de tapetes de cores de fogo com as faias a marcar presença de forma única em todo o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A caminhada levou-me através da Costa de Bargiela (Varziela) percorrendo túneis de cor só vistos nesta altura do ano e contrastando com a monotonia dos verdes do Verão, a última vez que lá havia caminhado. Subindo a encosta desde a ponte sobre o Rio Maceira, a paisagem foi-se alargando para as vertentes da Serra Amarela e para o lado Nascente da Serra do Gerês, onde as cores outonais iam moldando a paisagem sobre um céu onde corriam as nuvens que anunciavam a chuva da tarde.


Passando o Alto de Bargiela, o carreiro desce ligeiramente para a Chã de Bargiela com o seu velho curral e abrigo pastoril alagado. Daqui, seguiu-se para o Curral Velho e Colado Seco sempre em vista de um vale com paisagens únicas e som e cor que se ia transmutando à mercê dos jogos de luz por entre as nuvens. Chegando à Encosta de Bemposta, o caminho desce então para a estrada florestal junto da ponte sobre o Rio Maceira. Aqui, seguiu-se uns dois quilómetros pela estrada, passando a Pala da Barrosa e depois subindo para a Pala do Ranhado (Penedo da Pala) já na Encosta da Corneda.

A caminhada terminaria no ponto de partida depois de passar pela Chã de Cagademos.

Algumas fotografias do dia...































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: