quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Trilhos seculares - De Leonte aos Prados da Messe pela Costa de Sabrosa

 


É uma caminhada que costumo repetir ocasionalmente, percorrer a Serra do Gerês entre a Portela de Leonte e os Prados da Messe subindo a Costa de Sabrosa. Este trajecto prefiro iniciar com a subida da Costa de Sabrosa do que a deixar para o final da caminhada, evitando assim percorrer os 3 km entre a Albergaria e Leonte na estrada asfaltada no final do dia.

Assim, tomando a estrada sigo em direcção à Pala da Barrosa logo abaixo passar a Ponte (nova) do Rio Maceira. Por entre paisagens já de final de Outono com as árvores ainda com a sua folhagem quente, mas de final de estação, preparando-se para o Inverno a menos de um mês de distância.


Depois de passar o Rio do Forno e Casamata de Albergaria, inicia-se a subida pela Costa de Sabrosa. De sublinhar que aqui entra-se em área de protecção total que se prolonga até à Lomba de Burro e como tal deve ser solicitada autorização para caminhar ao ICNF/PNPG.

Com os dias anteriores de chuva intensa, o caminho apresentava-se com alguma água que ia erodindo e pondo a descoberto a rocha que lhe serve de base. A manhã foi prometendo chuva, mas esta não apareceu durante toda a jornada. Porém, os índices de humidade eram bem altos e as nuvens passeavam encosta acima, proporcionando um magnífico cenário nos píncaros serranos. Mais acima, o jogo de luz que se formou no Corno Godinho, Pé de Medela e Albas, transportou-nos para cenários que nem os melhores filmes de fantasia nos oferecem. Se por um lado a paisagem se iam abrindo para os lados da Galiza, por outro, as nuvens iam escurecendo nos topos serranos, ora encobrindo ou mostrando as rugas do granito, ou as alturas do Cantarelo.



Seguindo caminho pela Lameira das Ruivas, chegava às vistas dos Prados Caveiros, seguindo então pelo topo da Corga da Água dos Vidros e chegando à Lomba de Burro a partir de onde se inicia a descida para os Prados da Messe com o seu abrigo pastoril e as ruínas da velha casa dos Serviços Florestais.

Após uma paragem para um chã quente, prossegui em direcção ao Curral da Pedra e passei para o Porto de Vacas. Aqui, o caudal do ribeiro não permitia a passagem pelo ponto usual, tendo a necessidade de subir um pouco a montante para conseguir uma passagem em segurança. Após transposta a ribeira, segui então em direcção ao Curral do Conho e depois para a Lomba de Pau, onde parei junto do seu forno pastoril para o almoço.

A parte final da caminhada levou-me às Graleiras e Lamas de Borrageiro, descendo então para a Chã da Fonte, Colo da Preza e Prado do Vidoal, antes de encetar a descida final para a Portela de Leonte passando pela Chã de Carvalho.

Foi uma caminhada com 14,4 km e com um D+ de 953 metros, totalizando 2.650,6 km percorridos em 2022 com um total de D+ 116.000 metros.

Ficam algumas fotografias do dia...

































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: