sexta-feira, 4 de novembro de 2022

"No Reino de Rohan", um texto de Júlio Marques

 


Um texto muito interessante do Júlio Marques a propósito do novo livro de Fernando Cosme que foi publicado na comunidade 'O Gerês', um verdadeiro antro de intelectualidade numa rede social...

Caros seguidores, para celebrar este mês de Novembro falaremos um pouco mais a sério da obra de Fernando da Silva Cosme com ilustrações fotográficas do nossa já imensamente conhecido Luís Borges. Pela Serra do Jurês e ao Longo da Jeira foi a obra literária que viria a ser este ano adaptada e melhorada, adquirindo o nome A Região do Gerês e a Estrada da Geira. Será que temos aqui um livro completamente novo? Não, embora melhorado a obra tem que ser compreendida não como um livro de leitura compulsiva mas como uma espécie de manual ou dicionário da toponímia, ou seja, o estudo do nome dos lugares e designativos geográficos. É uma obra farfalhuda e com poucos exemplares para serem comercializados com muita pena nossa, porque embora não seja o livro para ter, a nosso ver, na mesinha de cabeceira, é para termos, enquanto amantes da toponímia sempre à mão para nos guiarmos essencialmente quando queremos perceber cada nome dos locais por onde andamos muitas vezes, incluindo claro está algumas cumeadas. Um trabalho dantesco na nossa opinião, é uma obra de uma vida agora limada, mas não limada ao ponto de a transformar numa obra de leitura corrida. Sabemos que ainda existem alguns exemplares à venda na Porta do Parque Nacional de Campo do Gerês mas que escassas e que a câmara municipal de Terras do Bouro estará a criar uma lista para talvez um nova impressão. Em breve vamos falar um pouco sobre o novo trabalho do fotógrafo Luís Borges que estará na eminência de soltar cá para fora a sua obra pessoal, também ela sobre o Parque Nacional. Agradecemos todos os trabalhos que estão a ser efetuados no campo literário sobre o Parque, e vamos, sempre que for possível, não apenas adquirir como prestar alguma informação sobre esses trabalhos. 

Deixamos como fotografia a área florestal de Rohan na Patagónia da Nova Zelândia! Não, claro que não, Patagónia não fica na Nova Zelândia, nem o nosso registo é tão pouco desse país. Os Bosques são área integrante do Parque Nacional no coração do território de Pitões das Júnias. Quanto a Rohan, somos aficionados ao universo de Tolkien onde nos inspiramos em muitos dos nossos devaneios "intelectuais"

Fotografia © Júlio Marques (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

Francisco Ascensão disse...

Concordo com o Júlio, realmente é pena que uma obra destas tenha poucos exemplares. Agora com três livros que saíram quase ao mesmo tempo, uma pessoa nem sabe o que escolher... Magníficas iniciativas!