quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Trilhos seculares - Entre Leonte e a Costa de Sabrosa

 


Esta é uma caminhada clássica na Serra do Gerês que nos leva desde a Portela de Leonte até aos Prados da Messe com posterior descida pela Costa de Sabrosa.

Iniciando junto da antiga Casa Florestal da Portela de Leonte, o carreiro sobe a Costa do Murjal em direcção à Chã de Carvalho passando por uma velha calçada portuguesa, memória do árduo trabalho feito pelo Homem serrano em melhorar os ancestrais acessos às pastagens de altitude.


Após a Chã do Carvalho, o caminho vai-nos levar ao magnífico Prado do Vidoal e depois ladeia o Outeiro Moço por Norte em direcção à Preza, verdadeira varanda sobre o Vale de Teixeira. Desta vez, para chegar à Chã da Fonte, segui pelo carreiro que atravessa o Enfragadouro e depois leva a passar junto da Fonte da Borrageirinha.

O caminho segue então para as Lamas de Borrageiro e Gralheiras, depois Lomba de Pau e descida para o Curral do Conho, com a magnífica vista para Velas Brancas e Porta Roibas. O descando seria feito nos Prados da Messe depois de passar Porto de Vacas e a encosta junto do Curral da Pedra.


O regresso foi feito subindo à Lomba de Burro e depois através da Lameira das Ruivas, descendo então a Costa de Sabrosa através de paisagens de Outono para a Mata de Albergaria.

Ficam algumas fotografias do dia...



















Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: