terça-feira, 11 de outubro de 2022

Apresentação do livro "Parque Nacional da Peneda-Gerês - Vida Selvagem"

 


O livro "Parque Nacional da Peneda-Gerês - Vida Selvagem" foi apresentado no 52.º aniversário da inauguração do Parque Nacional da Peneda-Gerês numa sessão de apresentação pública que teve lugar a 11 de Outubro de 2022 no Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional, no Vidoeiro, Vila do Gerês.

Contando com a presença de dezenas de pessoas, a apresentação da obra esteve a cargo do jornalista Abel Coentrão, sendo a sessão aberta com uma introdução por parte de Sandra Sarmento, Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, I.P., seguida de uma intervenção de João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. A sessão foi encerrada com uma intervenção de António Cunha, vereador do Município de Terras de Bouro em representação do Presidente da Câmara daquele edilidade.








O livro "Parque Nacional da Peneda-Gerês - Vida Selvagem" é uma obra basilar para os amantes do nosso único Parque Nacional e uma «pequena» amostra de uma paixão de mais de 40 anos por parte do autor. Reflectindo a visão conservacionista de Miguel Dantas da Gama, o livro aborda quase todos os aspectos desta área protegida nacional, desde a sua pré-fundação com a presença dos Serviços Florestais, passando pelos diversos aspectos naturais ao longo de três 392 páginas, 1270 fotografias, 50 desenhos e 16 mapas.

A natureza e a vida selvagem do Parque Nacional da Peneda-Gerês surge assim num livro que o lobo abre com um apelo. E que o lobo encerra. Uma descrição geral destas montanhas do noroeste ibérico antecede "Olho de Pássaro" outra visão do território, dada por um corvo que o sobrevoa. A "Pedra" e a "Água" - caraterizadores do único parque nacional português - sucedem-se os diversos tipos de habitat naturais presentes. A vegetação, a flora e a fauna de cada um deles são o coração do livro, os "Santuários da Peneda-Gerês", percorridos em "Bosques", "Terras Altas" e "Corredores Rupícolas". O que o Homem concebeu para enfrentar a natureza selvagem antecede listagens exaustivas de plantas e animais.

Esta é uma edição encadernada, de grande formato, com 392 páginas, 1270 fotografias, 50 desenhos e 16 mapas, sendo o terceiro volume da coleção iniciada com "Árvores do Parque Nacional da Peneda-Gerês" (2011) e seguida por "Uma Longa Caminhada com as Águias-Reais da Peneda-Gerês" (2013).

Fotografias (da sessão de apresentação) © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: