quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Serra do Gerês - Pela Pala da Sá, Costa da Banga e Lanceiras

 


Aproveitando uma trégua da chuva para passear pelas paisagens à volta do Campo do Gerês e de Vilarinho da Furna.

Saindo do Campo do Gerês e seguindo pela Calçada do Cimo da Portela chega-se ao Cimo da Portela no traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês. Seguindo pela GR50, vamos caminhar pela Pala da Sá, descobrindo a misteriosa mina de água ali existente e que nos mostra que a Serra do Gerês tem sempre mais um segredo para nos surpreender.



Continuando pelo caminho florestal, chegamos a Meadeira, seguindo depois por Teixeira e descendo a Porto do Carro. Depois de atravessar a estrada, e deixando o traçado da GR50, vamos seguir por um carreiro que bordeja as margens da Barragem de Vilarinho das Furnas, chegando mais adiante à Coutada e depois Silvosa. Segue-se a Costa da Banga e o caminho vai-nos levar à Cabreira, já abrindo horizontes para Vilarinho da Furna.

Iniciando uma subida que já faz parte do traçado do Trilho da Águia do Sarilhão, vamos chegar à posição defensiva da Casa das Peças, seguindo depois para a Cal e Lanceiras. O caminho passa então pela Bouça do Gavião através da Geira Romana e de um frondoso bosque. Com a Geira a derivar à esquerda e a mergulhar nas águas da albufeira, o percurso segue o traçado do Trilho da Águia do Sarilhão levando-nos à Estrada da Geira e subindo depois por um magnífico túnel composto pelos medronheiros e outra árvores que nos conduzem até às proximidades da Silha do Sarilhão. Chegando ao ponto de observação da antiga Grabde Rota das Casarotas, vamos flectir a Norte para chegarmos a uma varanda panorâmica sobre a albufeira e descemos em direcção à Guarda, seguindo depois para o Campo do Gerês.

Algumas fotografias do dia...







































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: