sábado, 1 de outubro de 2022

Trilhos PNPG - Trilho do Rio Laboreiro

 


O Trilho do Rio Laboreiro, Serra da Peneda, é um percurso de Pequena Rota que decorre ao longo das margens do Rio Laboreiro "...que nasce no planalto castrejo, na vertente oeste da Serra do Laboreiro, junto à fronteira galega, atravessando todo o território. Ao infletir para sul, marca os limites entre as serras da Peneda e do Laboreiro. No seu troço final, de cerca de 14 km, marca a fronteira entre Portugal e Espanha e desagua no Rio Lima."

Este percurso inicia-se na Vila de Castro Laboreiro à direita da Igreja Paroquial, seguindo na direcção do Núcleo Museológico e de um miradouro natural que permite uma vista panorâmica das cascatas do Laboreiro. "Esta queda de água atravessa neste local serrano um acentuado desnível e precipita-se do cimo de altas fragas rochosas num mar de espuma branca. Encontra-se a sul da ponte velha de Castro Laboreiro. Envolvido nesta panorâmica podem, ainda, ser apreciados os antigos moinhos de água utilizados no passado para moer o centeio, matéria-prima de excelência para a confeção do Pão Centeio, o famoso Pão Castrejo."



O traçado do percurso tira partido de velhos carreiros em ambas as margens do Rio Laboreiro, sendo de dificuldade média (ou difícil em dias húmidos, de chuva ou neve), mas que requer já alguma agilidade técnica na caminhada.

O percurso vai "serpenteando serra abaixo, as suas margens são ligadas por pontes que várias civilizações foram construindo ao longo dos tempos e aqui permanecem. Na reta final do percurso surge a oportunidade de cruzar a Ponte de Varziela. Das numerosas pontes históricas que se conservam, a da Varziela é a que apresenta maiores vestígios de ter sido executada no período medieval. No entanto, alguns autores apontam a reformulação medieval de antigas pontes romanas, que seria o que sucedeu também com esta Ponte.

Estes são alguns exemplos das inesgotáveis oportunidades que o Rio Laboreiro oferece. Em toda a sua extensão apresenta piscinas naturais límpidas rodeadas de penhascos gigantes, cascatas de cortar a respiração, ingredientes perfeitos para a prática do Canyoning, uma atividade recreativa de exploração que nos permite visitar e percorrer os recantos mais belos e escondidos deste rio de montanha."

O traçado do percurso em gpx e em kml.













































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)


Sem comentários: