segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Livro "Parque Nacional da Peneda-Gerês - Vida Selvagem"

 


A natureza e a vida selvagem do Parque Nacional da Peneda-Gerês num livro que o lobo abre com um apelo. E que o lobo encerra. Uma descrição geral destas montanhas do noroeste ibérico antecede "Olho de Pássaro" outra visão do território, dada por um corvo que o sobrevoa. A "Pedra" e a "Água" - caraterizadores do único parque nacional português - sucedem-se os diversos tipos de habitat naturais presentes. A vegetação, a flora e a fauna de cada um deles são o coração do livro, os "Santuários da Peneda-Gerês", percorridos em "Bosques", "Terras Altas" e "Corredores Rupícolas". O que o Homem  concebeu para enfrentar a natureza selvagem antecede listagens exaustivas de plantas e animais. 

Edição encadernada, grande formato, 392 páginas, 1270 fotografias, 50 desenhos, 16 mapas, sendo o terceiro volume da coleção iniciada com "Árvores do Parque Nacional da Peneda-Gerês" (2011) e seguida por "Uma Longa Caminhada com as Águias-Reais da Peneda-Gerês" (2013).

A primeira apresentação pública desta obra terá lugar a 11 de outubro de 2022, pelas 17h00, no Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional, no Vidoeiro, Vila do Gerês. O livro será apresentado pelo jornalista Abel Coentrão.

Sem comentários: