quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Uma mentira dita mil vezes não se torna verdade (Parte 2)

 


Nos últimos anos, mas especialmente nas alturas de Verão ou então quando surgem episódios de neve, lá somos brindados por um conjunto de artigo escritos em sítios de viagens ou de divulgação do país, que insistem em pisar mentiras, usurpar fotografias e tentar vender a 'banha da cobra'.

Desta vez foi uma página denominada "Portugal de norte a sul" que sobrevive à custa das visualizações e se for visualizações de mentiras ou engodos, muito melhor.

Ora, num artigo intitulado "Sistelo o pequeno Tibete português esta coberta de neve" e publicado a 19 de Dezembro de 2021, leva os leitores ao engano utilizando uma fotografia que não é de Sistelo para mostrar aquela aldeia coberta de neve, num fenómeno que não ocorreu nos últimos dias! Mas para este tipo de publicações e sítios, tudo vale para ter 'likes' e visualizações, pois quantas mais, mais facturação de publicidade entra!

O texto no tal artigo reze assim "É sem dúvida uma das Aldeias de Portugal mais pitorescas, principalmente pela sua envolvência natural, junto da nascente do rio Vez pequeno Tibete português." Os habitantes de Sistelo detestam que lhes atribuem a denominação de "pequeno Tibete português," chegando nesta altura até ser ofensivo para os mesmo! Porém, isso nada interessa a quem escreve estas porcarias! Por outro lado, a aldeia não se encontra junto da nascente do rio Vez, como quem escreveu isto poderia ter confirmado ao visitar o sítio do Município dos Arcos de Valdevez (fica aqui a ligação para se instruir), "O Rio Vez nasce na Serra do Peneda/Soajo, mais concretamente em Seida ou Lamas do Vez..." Verificar onde nasce o rio? Isos dá muito trabalho, amigos!

A prosa continua, "A paisagem de Sistelo foi classificada de monumento nacional, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, junto à nascente do rio Vez." Ai, que até dói! Fica a seguir um mapa dos limites do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Sobre a nascente do rio Vez, já vos falei antes, mas de qualquer das formas, fica aqui de novo a ligação...


Gostam do desenho ou é preciso outro? Estão a ver os limites do Parque Nacional da Peneda-Gerês? Estão a verde...

No texto diz ainda, "Já neva nesta altura"... Em Sistelo? No dia 19 de Dezembro? Não... Não sejam mentirosos! E como vocês mentem ao dizer que já neva (ou nevou) em Sistelo na data do vosso artigo e usam referências fotográficas para mostrar tal mentira, aqui seguem as datas dessas publicações no Instagram...

28 de Dezembro de 2020, mostra a Branda de Bosgalinhas... (ah! É a fotografia que usam para mostrar... Sistelo com neve!)

Janeiro de 2021, Fojo do lobo de Sistelo em Cabreiro...

Janeiro de 2021, Na nascente do Vez e a caminho dela na Gavieira...

Janeiro de 2021, Sistelo...

...e por aí adiante.

Vocês usam publicações do princípio do ano de 2021 para tentar ilustrar um suposto fenómeno de     queda de neve em Siselo ocorrido em Dezembro de 2021. Vocês são uma vergonha!

E vergonhoso é também utilizar fotografias que não são da vossa autoria para ilustrar um artigo com o qual ganham dinheiro em publicidade, sem darem os devidos créditos ao(s) autor(es) das mesmas. Vergonha!

Uma mentira dita mil vezes não se torna verdade! E meus caros, não vale tudo!

Sem comentários: