quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

320... Minas dos Carris e 2.500 km de caminhada em 2021

 


Em 2020 atingi o meu objectivo de caminhada no dia 29 de Dezembro. Então, completei 2.000,5 km para um objectivo de 2.000 km. Naquela altura, decidi que o objectivo principal de 2021 seriam os 2.500 km. Pois bem, atingi esse objectivo a 8 de Dezembro com uma memorável (320.ª) caminhada às Minas dos Carris chegando aos 2.505,6 km e atingindo também um total de 104.632 m D+, e ainda faltam três semanas para o final do ano! 

E como esta caminhada às Minas dos Carris? Dia frio a lembrar que o Inverno está aí a chegar. O termómetro marcava 4.ºC na Portela do Home pelas 7h45 e nessa hora encetei a demanda pela neve que já cobria o Vale do Alto Homem desde o Modorno.

Foi mesmo no Modorno onde a neve, que tingia de branco os píncaros, começou a cair, por vezes açoitada por um vento forte que queimava o rosto. O manto branco ia-se tornando cada vez mais presente e a partir das Águas Chocas já tinha uma bela paisagem invernal que atingiu o seu esplendor à passagem das Abrótegas e do Curral de Cabanas Novas. A subida para o complexo mineira pela Carvoeirinha já foi feita a levantar um pouco mais os pés.

As ruínas das Minas dos Carris - que alguns dizem para destruir, mas que acabam por as visitar nestes dias - estavam mergulhadas num cenário de gelo e neve com o vento a fazer redemoinhos por entre os seus cantos. Difícil é nos nossos dias imaginar aquele lugar em laboração em dias onde os Invernos eram ainda mais rigorosos e onde os dias se dividiam pela escuridão da mina e o branco gelado da paisagem. Histórias para serem contadas brevemente neste blogue.

E pronto, ficam as fotografias deste dia magnífico onde a neve finalmente chegou e força. Venha o Inverno!
























































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: