quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Trilhos seculares - De Leonte aos Prados da Messe

 


Os Prados da Messe serão sempre um lugar de visita obrigatória para quem demanda o Parque Nacional da Peneda-Gerês. São vários os percursos existentes que nos levam a este magnífico local onde a Natureza juntou paisagem e tranquilidade para nos oferecer um cenário único e bucólico seja em que altura do ano o visitemos.

Neste dia saí da Portela de Leonte e tomei a direcção do Curral de Maceira, subindo depois para o Curral de Carris de Maceira através de Fontaíscos e Tábuas. De Carris de Maceira temos duas opções: seguindo pela corga que nos leva a Porto de Vacas e depois Curral da Pedra, ou seguindo pela base do Alto das Albas, permitindo uma mirada única sobre os Prados da Messe. Decidi tomar esta direcção, no entanto, o percurso acaba por estar tomado pela vegetação a passar sobre a Fonte do Caçador.


Chegado aos Prados da Messe, e depois de mais uma recolha de balas..., segui na direcção do Curral da Pedra e depois Porto de Vacas, subindo então para o Curral do Conho para a paragem para o repasto montanheiro.

O final da jornada num dia frio, mas de Sol, foi feito seguindo pela Lomba de Pau, Gralheira, Lamas de Borrageiro e descida para a Chã da Fonte e Preza. Daqui, decidi prosseguir pelo Outeiro Moço e depois baixar para o Vidoal, seguindo então para a Chã de Carvalho e Encosta de Morujal até à Portela de Leonte.

Ficam algumas fotografias do dia...

































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: