domingo, 26 de dezembro de 2021

Trilhos PNPG - Trilho dos Miradouros

 


O Trilho dos Miradouros (PR6 TBR) leva-nos a visitar algumas das varandas mais interessantes sobre o Vale do Rio Gerês. Ao longo de cerca de 12 km, a paisagem vai-se transformando e leva-nos desde as imediações das Caldas do Gerês até à Casa Florestal de Junceda após vencer um longo declive que põe à prova as capacidades físicas e de resistência.

Os Miradouros, construídos sob a alçada dos Serviços Florestais, aproveitaram muitos dos cabeços naturais de granito, que enredam de histórias e passaram a fazer parte integrante da fruição das paisagens.

Neste percurso destacam-se o Miradouro da Junceda a 915m, no ponto mais elevado do trilho, Boneca (a meia encosta), e da Fraga Negra e o do Penedo da Freira já no limite urbano da vila. Destes locais vislumbra-se assim um horizonte paisagístico de inigualável beleza natural, servindo de pontos de reflexão onde imperam a paz e a tranquilidade.

Em minha opinião deveria ser criado mais um miradouro na zona da Cascata do Torgo, pois este ponto proporciona uma interessante perspectiva do Vale do Rio Gerês e de outras vertentes da margem Nascente (Corga da Quelha Verde e outros aspectos de interesse).

O aspecto menos interessante deste percurso é a profusão de mimosas que atravessamos ao descer do Miradouro da Boneca para o Miradouro da Fraga Negra.

De notar que no actual traçado não se faz a visita ao Mirante Velho nem ao Miradouro da Fonte à Mão.

As informações sobre o percurso podem ser obtidas aqui e o traçado gpx aqui.

















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: