Recentemente, o Ricardo Guimarães publicou no Facebook uma série de fotografias aéreas que mostram o complexo mineiro dos Carris em diferentes datas.
A fotografia que ilustra esta publicação foi obtida a 24 de Julho de 1946, numa altura em que o complexo mineiro não tinha laboração após o término da Segunda Guerra Mundial.
Esta fotografia foi obtida no âmbito do Projeto Casey Jones que decorreu entre Junho de 1956 e Dezembro de 1946, e teve como missão obter imagens aéreas da Islândia, Europa e Norte de África.
A fotografia tem um interesse histórico considerável, pois permite localizar no tempo o início da construção de determinados edifícios no complexo mineiro. Por exemplo, nesta imagem é visível o facto de os quatro edifícios que constituiriam o denominado 'Bairro' ainda não existirem a esta data. Da mesma forma, sublinhe-se a não existência da Represa dos Carris (só construída nos anos 50) e os trabalhos a céu aberto levados a cabo na concessão do Salto do Lobo. Note-se também a não existência da Lavaria Nova, também somente construída nos anos 50.
Sem comentários:
Enviar um comentário