Esta encontra-se entre uma das mais enigmáticas fotografias das Minas dos Carris. Cedida entre o espólio fotográfico para a primeira edição do livro "Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês" (Rui C. Barbosa, Dezembro de 2013), nunca me foi possível identificar os três homens (ou o cão) que surgem nesta fotografia.
Deduzi desde o princípio que os três homens nesta fotografia seriam alemães. Porquê? Bom, a fotografia retratará um cenário invernal no anos 40 do século XX (talvez possivelmente o Inverno de 1944). Logo, esta época estaria associada a uma altura em que a exploração da Mina do Salto do Lobo (incluída pouco depois nas "Minas dos Carris") estaria nas mãos da Sociedade Mineira dos Castelos, Lda., que seria na verdade uma empresa fachada dos interesses alemães em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial.
Por outro lado, seriam poucos aqueles que em Portugal apresentariam um aspecto tão «germânico» naquelas paragens (escrevo isto sem dúvida influênciado pelo conhecimento da presença da Alemanha Nazi em Portugal neste período tão intenso na nossa História).
Porém, e infelizmente, não (nem nunca) consegui identificar os três aflitos homens homens retratados nesta magnífica fotografia feita nas Minas dos Carris nos anos 40 do século XX.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário